13
out 2014

Um novo jeito de contribuir com o IOS! Participe!

Logo IOS - Polen

Criar um mundo onde até o comércio é voltado para contribuir com uma sociedade melhor.  Essa é a missão do Polen (opolen.com.br), ferramenta que traz um modelo único de apoiar uma causa. Para isso, a empresa criou um plugin que transforma a comissão de venda das lojas online em doações para instituições sociais, sem que o consumidor gaste nada a mais por isso.

E um desses beneficiados é o IOS. De forma simples e sem interferir no valor das compras, o Instituto arrecada fundos para desenvolver seus projetos com os jovens e pessoas com deficiência nos programas de aprendizagem e capacitação profissional que é o caminho para a empregabilidade desse público.

Para contribuir é simples. Você só precisa utilizar o seu navegador Google Chrome, entrar nesse link (www.opolen.com.br/bemvindo), baixar o plugin, selecionar o Instituto da Oportunidade Social como a instituição que deseja beneficiar e pronto, você já está participando.

(Se precisar de mais detalhes, dê uma olhada nesse passo-a-passo, clicando AQUI.)

A cada compra que fizer, uma parte desse valor é destinado ao IOS. Você transforma suas aquisições em doação e colabora para uma sociedade mais justa e com oportunidades.

6
out 2014

Alunos do IOS RJ recebem workshops sobre postura no mercado de trabalho

Alunos do IOS RJ recebem palestra de participante da TOTVS

Aproveitar a experiência de gente que já está no mercado do trabalho facilita no entendimento das rotinas de uma empresa. E no IOS RJ foi assim com Guilherme Ferreira da TOTVS local e os alunos. Em um bate-papo com ilustrações e exemplos, Guilherme trouxe para esses jovens que buscam uma primeira oportunidade no mercado, debates sobre comportamento seja nas relações sociais quando na questão do trabalho.

O palestrante trouxe exemplos das consequências de diferentes ações no dia-a-dia, mostrando que ética e respeito mútuo são importantes em qualquer momento. Segundo Lucienne Moreira, líder do IOS em terras cariocas , esses momentos de troca de experiências e o contato com um profissional são essenciais para os jovens que anseiam pela inserção e carecem de orientação para esta nova vida que os espera. “Os jovens se sentem cada vez mais motivados”, afirma Lucienne.

Aline Lins, aluna do IOS, comentou sobre a participação no Workshop de Guilherme: “Ele nos trouxe assuntos importantes e sérios, mas com um lado divertido. Aprendemos muito sobre o mercado de trabalho, como se comportar,  respeitar todas as pessoas, que ninguém é melhor que ninguém, e que devemos ser pró-ativos no mercado de trabalho.”, concluiu a jovem.

Empregabilidade

Lucienne Moreira faz palestra para jovens do IOS RJ

Complementando o workshop sobre postura no mercado, a líder do IOS, Lucienne Moreira ministrou aos alunos outra palestra com foco na Empregabilidade. Os jovens ouviram sobre assuntos como Marketing Pessoal, construção de currículo, postura nas entrevistas de trabalho e as questões que envolvem as redes sociais.

O objetivo é que esse aluno, que se forma nos próximos meses, esteja apto a participar de processos seletivos, mostrar sua capacidade e ser inserido no mercado. Assim, o trabalho do IOS fecha seu ciclo estratégico de capacitar, apoiar e monitorar a empregabilidade desses meninos e meninas.

3
out 2014

Inclusão no mercado de trabalho é tema do Fórum IOS em São Paulo

Marinalva Cruz no 18º Fórum IOS de Responsabilidade Social

Um olhar profissional sobre a pessoa com deficiência é uma das formas que Marinalva Cruz, do PADEF (Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência) exerce no seu trabalho. No dia-a-dia, as situações são as mais diversas: desde a inclusão no mercado até resoluções de problemas de personalidade, dúvidas de empresas e outros tantos fatores.

Um dos primeiros pontos que Marinalva trata com seus atendidos, que são tanto empresas quanto PCD’s (pessoas com deficiência) é a de que todos devem saber seus direitos e deveres. A empresa deve contratar, mas fazer isso com planejamento e não só cumprir as exigências da Lei de Cotas (Lei Nº 8213/91) sem se preocupar com o profissional que concorre à vaga. Por outro lado, esse candidato deve estar preparado para os desafios diários “Não é por conta da deficiência que essa pessoa pode tudo e nem a empresa deve contratar só por conta da deficiência, mas sim pela capacidade de desenvolver o trabalho”, afirma a palestrante.

Esse foi um dos principais pontos tratados no 18º Fórum IOS que aconteceu no Núcleo IOS em Santana, São Paulo. Regularmente, o Instituto apresenta por meio do Fórum, pessoas que são ligadas aos assuntos que são trabalhados dentro do IOS para discutirem com organizações interessadas, tirar dúvidas e gerar mais conhecimento.

DSC07473-001

As principais dúvidas

Durante toda a sua apresentação, Marinalva traz as principais questões que são levantadas, principalmente, por empresas que precisam contratar e pessoas com deficiência que buscam colocação no mercado. As mais citadas são: laudo médico, que atesta o tipo de deficiência e quais são as limitações do candidato; os tipos de deficiência; os termos corretos e ferramentas que ajudem na adaptação da PCD no ambiente de trabalho.

Sobre o laudo, Marinalva discorre que qualquer profissional da saúde regulamentado pode descrever a deficiência. “A questão é que isso deve ser feito para que quem tiver acesso, entenda com clareza as informações e que isso facilite a acessibilidade e adaptação” afirma, Marinalva.

Quais as deficiências e os termos corretos?

“Muitas empresas entendem a deficiência física somente como cadeirantes, mas existem outros tantos tipos”. A palestrante afirma que é preciso que a empresa conheça as limitações de cada deficiência, para poder adaptar o ambiente de trabalho. Seja a deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla.

Outra boa forma de se adaptar é usando termos corretos. “Sempre diga pessoa com deficiência e não portador de deficiência ou necessidades especiais”. Além disso, termos pejorativos como surdo-mudo, incapaz, excepcional, inválido, entre outros; não devem nunca ser atribuídos às pessoas com deficiência.

Acessibilidade

Para as empresas, existem diversos formas de adaptar seu ambiente para que pessoas com deficiência tenham acesso. Entre elas, estão novas ferramentas como o WebLibras, para tornar sites acessíveis em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais); o ProDeaf Móvel, que é um tradutor de LIBRAS para smartphones, tablets e afins e; o site www.acessobrasil.org.br que trabalha não só a tradução como a interpretação dos sinais.

Caso de sucesso

A empresa Certisign, maior certificadora digital do país e parceira do IOS, esteve representada por Fabíola Dotta e Ednilson Marques para falar sobre o trabalho com Aprendizes IOS e pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. Entre as diversas ações que a área de Recursos Humanos, da qual eles fazem parte, estão os planos de desenvolvimento e regras de crescimento que destacam esses profissionais e dão oportunidades reais de desenvolvimento no mercado de trabalho.

Segundo Ednilson, 44% das pessoas com deficiência contratadas já tiveram uma ou mais promoções e continuam buscando mais dentro da Certisign. “Colocamos a Certisign perto da pessoa com deficiência e não ao contrário”, afirma Fabíola.

DSC07518-001

Para ter acesso à apresentação de Marinalva Cruz, CLIQUE AQUI.

Para ver o álbum de fotos, CLIQUE AQUI.

29
set 2014

IOS É DESTAQUE NA TV CIDADE DE JOINVILLE FALANDO SOBRE A UNIDADE E INSCRIÇÕES

10500422_824649354253688_1067488094494947705_n

Hoje, 29 de Setembro, a partir das 20h30 você pode conferir a matéria que a TV Cidade, de Joinville, fez na Unidade IOS local. Segunda Alexandro Velho, líder da Unidade a visita foi para mostrar à comunidade o que o Instituto vem desenvolvendo na região, além de comentar sobre as inscrições para o próximo semestre.

Não perca hoje na TV Cidade canal 20 da Net (só para Joinville) e também online para todo o país no http://www.tvdacidade.com.br/

Páginas:1234567...113»

Núcleo IOS:
Rua Alferes Magalhães, 256 | Santana
São Paulo | SP | 02034-006
+55 (11) 2503-2618

"“O curso foi essencial para meu crescimento. Os professores têm muita qualidade e passaram muita confiança nas atividades, nos incentivando a ir atrás de um sonho. Tanto no curso quanto na empresa eu tenho sempre que inovar, fazer e ser percebida e isso levo comigo sempre.”

Jeniffer Santos - Aluna do IOS

Saiba mais sobre o IOS


Outubro  2014
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
   
  1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31